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TCM

Por Beatriz Souza de Andrade Atualizado em 29/05/19 16:18.

Para solicitação da Defesa do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), de acordo com a RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1439, seguem os procedimentos:

1. Antes da solicitação deve-se conferir com a Secretaria do Programa se está apto(a) à defesa, estando integralizado quanto aos créditos,sendo 96 horas de atividades programadas pelo PPGHMP e 96 horas de atividades externas. A quantidade de horas equivalentes a cada atividade é minunciosamente explicada na RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO INTERNA Nº 02/2017. A entrega dos documentos comprobatórios das atividades realizadas junto da solicitação de integralização de créditos deve ser entregue,no mínimo, 30 dias antes do pedido de Defesa.

 RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1439

RESOLUÇÃO INTERNA Nº 01/2017

SOLICITAÇÃO DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS 2019

2. Para fins de defesa, o(a) orientador(a) deverá encaminhar à Secretaria do Programa seis exemplares do produto final (5 para banca  sendo 3 membros titulares e 2 suplentes e 1 cópia permanece na Secretaria do PPGHMP) e 1 versão em CD , junto da solicitação de Defesa devidamente assinada pelo(a) orientador(a) e orientando(a) contendo o dia e horário previsto em conformidade com os membros da banca. O local é reservado pela Secretaria do programa e avisado posteriormente a todos(a) envolvidos por e-mail.

SOLICITAÇÃO DE TCM


Caso o(a) discente seja aprovado(a), seguem as seguintes orientações:

1. O(a) estudante terá até trinta (30) dias após a Defesa para entregar uma versão finalizada do TCM, 2 cópias em capa dura  (cor azul/azul royal, título na lombada) e 1 CD, incorporando, se for o caso, as sugestões feitas pelos(as) examinadores(as) durante a defesa, para fins de depósito do produto final na Biblioteca Central da UFG.

2. A ficha catalográfica é feita pelo(a) próprio(a) discente por meio do site da Biblioteca da UFG, no seguinte link: https://www.bc.ufg.br/p/3398-ficha-catalografica

3. Deve ser inserido na versão finalizada do TCM o Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA) devidamente preenchido e assinado pelo(a) autor(a) e orientador(a), impresso na segunda página (imediatamente após a capa),este formulário  também deve constar no arquivo PDF enviado em CD-ROM. 

Observações:
2 cópias em capa dura e 01 em CD:
  1. As duas cópias encadernadas devem respeitar as especificações: cor azul escuro, letras douradas, com o título e autoria grafados na lombada.
  2. Observações da lombada: Devem conter na lombada o ano de conclusão, o título da dissertação, o nome da universidade (somente UFG) e nome completo do(a) mestrando(a).
  3. Não esquecer de substituir a folha de aprovação pela primeira página da ata devidamente assinada, isso vale para o CD também;
  4. Não esquecer de colocar o Termo de Ciência e de Autorização (TECA), devidamente assinado pelo autor (a) e orientador (a), isso vale para o CD também, lembrando que deve estar na segunda página (imediatamente após a capa), baixar o TECA, preencher, imprimir e posteriormente deve ser assinado pelo aluno e pelo orientador, para então, ser escaneado novamente e salvo em pdf. Obs.: assinaturas coladas a partir de imagens não serão aceitas. Baixe o TECA aquisolicitar em no mínimo 5 dias úteis;
  5. Em caso de alteração de número de páginas fazer uma nova ficha catalográfica;                                 
  6. Nos casos de TCM com texto e produto: a versão impressa pode ser separada, mas a versão eletrônica tem que ser um arquivo único, ou seja o produto vai como anexo ao final do texto;
  7. O produto não tem ficha catalográfica própria, usar a mesma do texto;            
  8. Após a defesa e aprovação pela banca examinadora, uma cópia digital da dissertação/tese deverá ser encaminhada, por e-mail, à Biblioteca Central. A partir de 2017 a biblioteca não guardará mais a versão impressa nem a em CD, somente os arquivos digitais na BDTD. O arquivo da dissertação/tese deve estar em formato PDF, sem a utilização de senha, com tamanho inferior a 75MB e acompanhado de: 

    * Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA), como 2ª folha (ou seja, após a capa), devidamente preenchido e obrigatoriamente assinado pelo autor e pelo orientador, que fará parte da dissertação/tese; 

    * Ata de defesa assinada da dissertação/tese, após a ficha catalográfica; 

    * Formulário de metadados em formato PDF ou DOCX e que permita seleção de texto (arquivo separado da dissertação/tese). Baixe aqui 

    Observações:

    - Os arquivos devem ser encaminhados para tesesdissertacoes.bc@ufg.br;

    - O prazo para biblioteca enviar o "Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese" para a secretaria do programa ou para o aluno é de 05 (cinco) dias úteis.

    - O procedimento para inserção da FICHA CATALOGRÁFICA não foi alterado. A mesma deve ser inserida na 4ª folha da dissertação/tese, ou seja, após a folha de rosto. Veja aqui como proceder

  9. Solicitar o documento nada consta da Biblioteca Central, solicitar em no mínimo 5 dias úteis. Acessar o seguinte link: https://www.bc.ufg.br/p/3394-declaracao-de-nada-consta

    CHECK-LIST:


    [    ] baixar o TECA, preencher, imprimir e posteriormente deve ser assinado pelo aluno e pelo orientador, para então, ser escaneado novamente e salvo em pdf. Obs.: assinaturas coladas a partir de imagens não serão aceitas. Baixe o TECA aqui

    [   ] conferir se o título do trabalho que aparece na capa, TECA, folha de rosto e ficha catalográfica são idênticos ao título que aparece na ata de defesa (muita atenção para os casos em que a banca mudou o título do trabalho). Sempre prevalece o título aprovado pela banca.

    [   ] checar com muita atenção a versão final da tese ou dissertação e gerar um PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º TECA, 3º Folha de rosto, 4º Ficha catalográfica, 5º Ata de defesa.

    [    ] conferir se o  arquivo da dissertação/tese está em formato PDF, sem a utilização de senha e com tamanho inferior a 75MB. 

    [   ] baixar o Formulário de Metadados, preencher no word e salvar em word ou PDF (neste caso atente-se para salvar o PDF de forma que o texto continue selecionável e possível de copiar). Baixe o formulário aqui.

    [   ] enviar um e-mail para tesesdissertacoes.bc@ufg.br contendo os 2 arquivos: 1º PDF da tese ou dissertação conferido e organizado de acordo com as orientações anteriores; 2º Formulário de Metadados preenchido de acordo com as orientações anteriores.

    [   ] receber o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese pelo retorno do e-mail enviado ao endereço: tesesdissertacoes.bc@ufg.br.

    [   ] Se o procedimento for realizado pelo aluno, este deverá encaminhar o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese para o seu programa de pós-graduação, onde será dado o encaminhamento para a emissão do diploma. 

     Observações:

    - O prazo para a biblioteca enviar o Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese é de 05 (cinco) dias úteis a contar da data de envio do e-mail do aluno contendo os dois arquivos corretamente gerados. 

    - As teses e dissertações em que o aluno não autoriza a publicação, devem, ainda assim, serem enviadas para a biblioteca, as quais serão embargadas e arquivadas em local não público. Nesses casos, lembrar de marcar em “não” na autorização de liberação do documento no TECA.

    - Aviso aos programas de pós-graduação em que a secretaria é responsável por enviar as teses e dissertações: documentos referentes a defesas distintas devem ser enviados em e-mails separados.

    - Os procedimentos para gerar a ficha catalográfica não foram alterados. Veja aqui como proceder

    - Os procedimentos para a emissão da Declaração de Nada Consta não foram alterados e podem ser vistos AQUI.


    Para sanar dúvidas entre em contato com a Gerência de Recursos Tecnológicos (GRT) pelo e-mail: grtsibi@gmail.com ou por telefone: (62) 3521-1183 / (62) 3521-1279.

São necessários ainda os seguintes documentos:

I. cópia do diploma de graduação;
II. cópias da Carteira de Identidade e CPF;
III. documento comprobatório de depósito do produto final na Biblioteca;
IV. nada consta da Biblioteca Central  - Solicitar o documento nada consta da Biblioteca Central, solicitar em no mínimo 5 dias úteis. Acessar o seguinte link: https://www.bc.ufg.br/p/3394-declaracao-de-nada-consta

*De acordo com a nova resolução da UFG, a solicitação do diploma é responsabilidade da Coordenação do Programa.